Lisboa - 30 de Janeiro de 2015 – A Euronext distinguiu ontem, na quarta Gala dos Euronext Lisbon Awards, as entidades emitentes, intermediários financeiros e outras instituições e pessoas que, em 2014, se destacaram pelo seu desempenho, no mercado de capitais português. O Ministro da Economia, António Pires de Lima, encerrou o evento que, este ano, teve lugar no Grande Auditório da Culturgest e contou na audiência com a presença de emitentes, intermediários financeiros, bancos de investimento, analistas, sociedades gestoras de fundos, sociedades de advogados, académicos, e jornalistas, entre outros.
Na abertura, Luís Laginha de Sousa, CEO da Euronext Lisbon, salientou: "Não podemos ignorar a magnitude dos problemas que ocorreram no nosso mercado em 2014 e o impacto negativo que tiveram, particularmente, junto da comunidade de investidores. Acreditamos que os principais desafios a ser enfrentados pela economia portuguesa, e pelas suas empresas, em particular, exigem, mais do que nunca, soluções que estão disponíveis no mercado de capitais. O esforço e energia da Euronext, juntamente com o ecossistema local, estão direccionados para assegurar que o potencial do mercado de capitais é utilizado da melhor forma possível. Queremos apoiar, em particular, as empresas não-financeiras a ultrapassar as suas fragilidades estruturais, demonstradas pelo elevado nível de endividamento, que constitui uma barreira ao seu desenvolvimento."
E concluiu: "Apesar da história não se repetir, tem-nos dado provas que o mercado de capitais tem uma enorme capacidade para lidar com grandes adversidades e que pode ser um instrumento-chave para beneficiar a sociedade como um todo, o que, acredito, irá acontecer novamente."
A gala da quarta edição dos Euronext Lisbon Awards foi conduzida por João Vieira Pereira, Diretor da revista Exame e Sub-diretor do semanário Expresso. Para o acompanhar na entrega dos prémios estiveram também presentes diversas figuras públicas de destaque, nomeadamente José de Matos, Miguel Cruz, Miguel Frasquilho, Raul Marques, João Afonso Fialho, José Veiga Sarmento, João Duque, Rui Alpalhão, João da Silva Ferreira, Carlos Magno, Patrícia Vieira Pinto, José António Barros, José Maria Azevedo Rodrigues, Pedro Seixas Vale, Fernando Faria de Oliveira, Rui Leão Martinho, e Francisco Pinto Balsemão (por ordem de aparição).
O juri dos Euronext Lisbon Awards permanece inalterado, sendo constituído pelos membros do comité do PSI20, designadamente João da Silva Ferreira, João Duque e Rui Alpalhão.
Os nomeados e vencedores da edição de 2015 dos Euronext Lisbon Awards foram:
Listed company - Best Performance – Compartment A
- EDP
- EDP Renováveis - Vencedor
- Portucel
Listed company - Best Performance - EnterNext
- CTT – Correios de Portugal
- Futebol Clube do Porto SAD
- F. Ramada – Vencedor
Market member - Most Active Trading House in Shares
- Banco Português de Investimento
- Citadel Securities (Europe)
- Morgan Stanley - Vencedor
Market member - Most Active Trading House in Shares - EnterNext
- Banco Espírito Santo de Investimento
- Banco Português de Investimento - Vencedor
- Morgan Stanley
Market member - Most Active Trading House in Bonds
- Banco Português de Investimento - Vencedor
- Fincor
- Jefferies International
Market member - Most Active Trading House in ETF
- Banco Espírito Santo de Investimento
- Commerzbank - Vencedor
- Intermoney Valores
Market member - Most Active Trading House in Certificates
- Banco BIG
- Banco Comercial Português - Vencedor
- Commerzbank
Market member - Most Active Trading House in Derivatives Market
- BBVA (Portugal) - Vencedor
- Banco Santander
- The Royal Bank of Scotland
Market member - Most Active Trading House in Warrants
- Banco Comercial Português
- Citigroup Global Markets
- Commerzbank - Vencedor
Nº1 IPO & Seasoned Equity Offer House
- Banco Espírito Santo de Investimento
- Deutsche Bank – Co-Vencedor
- JP Morgan – Co-Vencedor
Nº1 Corporate Bond House
- Banco Santander Totta
- Banif
- Caixa BI – Vencedor
Most Active Research House
- Banco Comercial Português
- Banco Português de Investimento - Vencedor
- Caixa BI
Most Active Law Firm in Shares
- J&A Garrigues
- Linklaters
- Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados - Vencedor
Most Active Law Firm in Bonds
- CMS Rui Pena & Arnaut
- Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados
- Vieira de Almeida & Associados - Vencedor
Investment Fund/ Open Pension Fund in Portuguese Stocks
- Banif Ações Portugal - gerido pela Banif Gestão de Ativos
- Banif Ibéria - gerido pela Banif Gestão de Ativos
- BPI Ibéria - gerido pela BPI Gestão de Ativos - Vencedor
Best Scientific Research on Portuguese Capital Markets – Master’s Thesis
- “Modelo de opções financeiras e risco de insolvência aplicado ao mercado português ” - Ana Lopes Balula
- “Anomalia entre risco e rendibilidade: evidência no mercado português” - Nuno Mendes Figueiredo
- “O mercado de capitais e a atividade económica: uma análise do caso português” - Pedro Gonçalves Ferreira - Vencedor
Best Scientific Research on Portuguese Capital Markets – PhD Thesis and Published Articles
- “Individual investors` repurchasing behaviour : preferences for stocks currently and previously owned” - Cristina Cerqueira Leal
- “The impact of the 2008 and 2010 financial crises on the Hurst exponents of international stock markets: implications for efficiency and contagion” - Paulo Horta, Sérgio Lagoa, Luís Martins - Vencedor
- “The effects of monetary policy in a small open economy: the case of Portugal” - Ricardo Sousa
Best Capital Market Promotion Event – Dedicated to institutional investors
- XI BPI Iberian Conference – Vencedor
- Investor Relations and Governance Awards – organizados pela Deloitte
- The Portugal Conference – Euromoney
Best Capital Market Promotion Event – Dedicated to retail investors
- GIC - Global Investment Challenge
- Iniciativa de Promoção Investidores de Retalho – Millennium BCP - Vencedor
- Jogo da Bolsa – organizado pela GoBulling e Jornal de Negócios
Best Media Article on Capital Markets
- “Farmácia da Figueira da Foz sonha seguir a “receita” da ES Saúde” - António Larguesa, Jornal de Negócios
- “A Bolsa era pior do que a feira de Carcavelos” - Patrícia Abreu, Raquel Godinho, Jornal de Negócios
- “Abutre da Argentina ataca Portugal Telecom” - Raquel Godinho, Jornal de Negócios - Vencedor
Anexo
Síntese Explicativa dos Awards:
Os NYSE Euronext Lisbon Awards são atribuídos com o apoio de um júri, composto pelos membros do PSI 20 Committee – Prof. Doutor João da Silva Ferreira, Prof. Doutor João Duque e Prof. Doutor Rui Alpalhão. O júri reserva-se o direito de não atribuir algum dos Awards, caso entenda não estarem reunidas as condições adequadas, designadamente os critérios identificados infra para cada uma das categorias.
Categorias para 2015
Listed Company: o desempenho das empresas cotadas será avaliado pelo retorno total, reflectindo a evolução dos preços e o pagamento de dividendos. São elegíveis as empresas cotadas no segmento Euronext, incluindo as empresas estrangeiras. As empresas cujas acções negociarem menos de 80% dos dias de negociação, bem como as que apresentem desempenho negativo, não são elegíveis.
Market Member: o desempenho dos membros será avaliado pelos volumes (€) negociados na NYSE Euronext Lisbon, nos valores identificados nesta categoria.
IPO House: o desempenho dos intermediários financeiros colocadores será avaliado pelos montantes colocados nos valores mobiliários identificados nesta categoria, cotados no segmento Euronext (regulamentado). Serão elegíveis as ofertas iniciais (Initial Public Offer) e ofertas subsequentes (Seasoned Equity Offer). Em colocações sindicadas, apenas os intermediários financeiros leaders serão elegíveis.
Most Active Research House: o desempenho nesta categoria premiará o nível de cobertura das acções cotadas no segmento Euronext, avaliado pelo número de empresas cobertas, relatórios publicados por cada empresa no ano de avaliação e equipa dedicada.
Most Active Law Firm in Shares: o desempenho das firmas de advogados será avaliado pelo número de emissões de ações cotadas no segmento Euronext (regulamentado) em que estiveram envolvidas, ponderado pelos respetivos montantes.
Most Active Law Firm in Bonds: o desempenho das firmas de advogados será avaliado pelo número de emissões de obrigações cotadas no segmento Euronext (regulamentado) em que estiveram envolvidas, ponderado pelos respetivos montantes.
Investment Fund / Open Pension Fund in Portuguese Stocks: pretende-se reconhecer o fundo de investimento / fundo de pensões aberto que tenha realizado o maior esforço do investimento em acções cotadas na NYSE Euronext Lisbon, relativamente à sua carteira inicial de acções nacionais. Este prémio foi desenvolvido em parceria com a APFIPP, que contribuiu para a definição dos critérios e dará o suporte técnico ao apuramento anual do vencedor.
Financial Innovation: esta é uma categoria que se pretende que seja aberta a todas as iniciativas, incluindo produtos, serviços, eventos ou outras, que se distingam pela inovação no mercado de capitais português.
Best Scientific Research on Portuguese Capital Markets: serão elegíveis os relatórios de mestrado, provas de doutoramento e artigos publicados, com avaliação, que incluam análise sobre títulos cotados na NYSE Euronext Lisbon (podendo incluir adicionalmente análise de valores cotados noutros mercados).
Best Capital Market Promotion Innitiative: nesta categoria procurará distinguir-se o evento de promoção do mercado de capitais português que revelar maior impacto, avaliado, tanto quanto possível, por critérios objectivos, nomeadamente pelo nº de participantes, meios envolvidos, transmissões e cobertura mediática.
Best media article on capital markets: nesta categoria será distinguido o melhor artigo publicado sobre mercado de capitais, avaliado por critérios de relevância, oportunidade, profundidade e rigor. Cada jornalista poderá candidatar apenas um artigo .